terça-feira, 4 de outubro de 2011

Washi Ningyo

      Aconteceu nesta terça -feira dia 04/10/2011, No Instituto de Artes  da UFRGS, em Porto alegre,a II oficina de Washi Ningyo,que ministrei em atividade integrante da semana acadêmica.
     Como coordenadora do Nucleo de Artes e Tradições do IA, o NATORI-IA, eu ja havia recebido muitos pedidos pra repatir essa oficina , e foi muito bacana. Assim que eu puder  posto as fotos  pra vocês.
    Enquanto isso, deixo um pouco sobre o assunto  e um tutorial  bem fácil.




  As Washi Ningyo, são bonecas proprias da provincia de Tokyo. Tradicionalmente eram dadas
 ás meninas para ensinar-lhes a vestir o kimono. Também são utilizadas em cerimonias purificadoras, como no festival Hina Matsuri no qual as bonecas são sopradas e frotadas para posteriormente ser jogadas no rio para que levem toda má sorte com elas.



As bonecas podem representar mitos e motivos da cultura tradicional, costumes, cenas da vida social do Japão, ou mesmo o teatro, os contos, a historia ou as lendas do país. Os personagens comumente representados são geishas e maikos, soldados samurai, figuras e atores do teatro Noh ou do Kabuki, etc., por isso que exigem aprofundamento na simbología dos estampados tradicionais, em códigos de cores e tipologías para o kimono, em elementos de gestualidade e expressões japonesas, em adornos, atributos e penteados possiveis.

São realizadas em dois tipos, as planas chamadas Shiori Ningyo, e as tridimensionais chamadas Anesama Ningyo (literalmente boneca da irmã maior).








                                  Shiori Ningyo

São usadas como marcadores de livros, ou mesmo se emolduram para decoração mural.
 


Anesama Ningyo

Estas verdadeiras “esculturas” de papel, são montadas em bases para que possam ser apreciadas desde qualquer perspectiva,ou mesmo em meio a pequenos cenários.
Estes tutoriais de dobras  eu achei na internet.. espero que gostem!






 A seguir o tutorial para a confecção de uma ningyo básica: