O Escritório Consular do Japão em Porto Alegre promove a palestra
"O TEATRO TRADICIONAL DO JAPÃO"
Uma visão panorâmica de sua história, evolução e função social
Palestrante: PROF. PAULO W. GICK
(JA FUI EM PALESTRAS DELE E RECOMENDO!!)
Estudioso da cultura japonesa de longa data, há anos se dedica a arte dramática tradicional japonesa, adaptando e dirigindo peças do teatro japonês para o público brasileiro, sendo reconhecido e condecorado pelo Japão, por sua valiosa contribuição na promoção e difusão da cultura japonesa.
Dia: 14 de outubro de 2011 (sexta-feira)
Horário: às 19h30min
Local: Faculdade de Educação da UFRGS
Av. Paulo Gama, s/n – térreo – sala 101
Porto Alegre - RS
Entrada Franca
Maiores informações pelo telefone (51) 3334-1299
quinta-feira, 13 de outubro de 2011
terça-feira, 4 de outubro de 2011
Washi Ningyo
Aconteceu nesta terça -feira dia 04/10/2011, No Instituto de Artes da UFRGS, em Porto alegre,a II oficina de Washi Ningyo,que ministrei em atividade integrante da semana acadêmica.
Como coordenadora do Nucleo de Artes e Tradições do IA, o NATORI-IA, eu ja havia recebido muitos pedidos pra repatir essa oficina , e foi muito bacana. Assim que eu puder posto as fotos pra vocês.
Enquanto isso, deixo um pouco sobre o assunto e um tutorial bem fácil.
As Washi Ningyo, são bonecas proprias da provincia de Tokyo. Tradicionalmente eram dadas
ás meninas para ensinar-lhes a vestir o kimono. Também são utilizadas em cerimonias purificadoras, como no festival Hina Matsuri no qual as bonecas são sopradas e frotadas para posteriormente ser jogadas no rio para que levem toda má sorte com elas.
As bonecas podem representar mitos e motivos da cultura tradicional, costumes, cenas da vida social do Japão, ou mesmo o teatro, os contos, a historia ou as lendas do país. Os personagens comumente representados são geishas e maikos, soldados samurai, figuras e atores do teatro Noh ou do Kabuki, etc., por isso que exigem aprofundamento na simbología dos estampados tradicionais, em códigos de cores e tipologías para o kimono, em elementos de gestualidade e expressões japonesas, em adornos, atributos e penteados possiveis.
São realizadas em dois tipos, as planas chamadas Shiori Ningyo, e as tridimensionais chamadas Anesama Ningyo (literalmente boneca da irmã maior).
Shiori Ningyo



Anesama Ningyo
Estas verdadeiras “esculturas” de papel, são montadas em bases para que possam ser apreciadas desde qualquer perspectiva,ou mesmo em meio a pequenos cenários.

A seguir o tutorial para a confecção de uma ningyo básica:
Marcadores:
anesama,
arte em papel,
bandeira da Coréia do Sul,
bonecas de papel,
cultura japonesa,
japão,
ninghyo,
ningyo,
oficina,
PAP,
tutorial,
ufrgs,
washi ningyo
Assinar:
Postagens (Atom)