Caligrafia japonesa
Caligrafia japonesa Shodo é uma das artes mais populares no Japão. As obras de caligrafia são dignas de nada menos do que as pinturas. Mas esse tipo de arte, além de tudo, tem um sentido filosófico. Na caligrafia osenso comum não é apenas a arte de escrever bem. Um sensei, com seu pincel e tinta de bambu, papel de arroz criar uma verdadeira obra de arte, e traz em si a harmonia e beleza. O trabalho de caligrafia é consagrado um dos princípios básicos da estética japonesa, wabi-sabi - a proporcionalidade do simples e delicado.
Caligrafia japonesa não tem nada a ver com as coisas casuais, para cada linha e cada ponto é muito importante começo, o seu sentido, sua forma e seu termo, o equilíbrio entre todos os elementos, e até mesmo o espaço vazio significa muito. Os hieróglifos são muito harmoniosos, bem proporcionados e equilibrados.
Os hieróglifos da felicidade
caligrafia japonesa não é só beleza, mas também o sentido, muito mais complicado do significado da escrita hieroglífica com o pincel. A harmonia ea delicadeza de linha não só despertar o prazer estético, mas dá-nos a sabedoria das idades. Cada linha tem a sua maneira, todos os movimentos do pincel do calígrafo criam algo bonito.
Os orientais acreditam que hieróglifos têm seu significado sagrado, porque a escrita no Oriente é considerada como a mensagem do céu, e por esta razão, cada sinal de caligrafia em si é reserva de energia sagrada. Observando uma obra de caligrafia, é melhor pensar em sucesso, luz, entes queridos, a alegria, a criatividade - todas as coisas que fazem você se sentir feliz e essa felicidade vai encher a sua vida, sem dúvida.
Caligrafia japonesa é uma das práticas Dzen, como a arte da cerimônia do chá, ikebana, a esgrima japonesa com espadas (kendo), ou outras artes militares (budo). As técnicas tradicionais símbolos da escrita caligráfica são muito lacónicas: eles são escritos em papel branco, que simboliza a filosofia zen, o vazio, as marcas pretas em fundo branco significam os princípios feminino e masculino, yin e yang. Existe ainda o Caminho de Caligrafia, a forma de escrever Shodo, Sho significa escrita, do,fazer - a estrada. Este é um caminho para a compreensão do significado da vida e as verdades eternas, e uma vez que usava o mesmo para estas verdades o guerreiro de estrada, bushido, o caminho das artes militares, budo (karate-do, Dzu -fazer, kendo), o caminho do chá, o chado, e muitas outras formas. Caligrafia é um atributo integrante da cerimônia do chá. Os mestres da caligrafia do estudo cerimônia do chá com o mesmo comprimento e profundidade que o ato cerimonial do chá. Eminentes professores de artes da guerra, escreveram em hieróglifos que se sente de tão longe, a força de um sensei. A aristocracia samurai japonêsa também estudou caligrafia.
O desenvolvimento de estilos de caligrafia japonesa
A caligrafia é a arte original do Oriente. Ele veio ao Japão por volta do século V dC, e durante muitos séculos a arte da caligrafia chinesa foi estudado e desenvolvido por mestres da caligrafia japonesa.calígrafos japoneses criaram alguns novos estilos de escrita hieroglífica, esses estilos são distinguidos pelo seu poder de expressão e emoção:
- Kaisho significa status. A linha é escrita após a outra. As linhas devem ser redigidas de forma precisa e firme. Os hieróglifos são precisos, quadrado e angular em forma.
- Gyosho - semicursive. É mais rápido escrever. As linhas são suaves, arredondado.
- Sosho - itálico. Escrever impetuoso feito várias moções. As linhas são rápidas, impetuosas.
Na base dos estilos de caligrafia no Japão é a idéia de que um texto tem de despertar o prazer estético. A percepção visual do texto não deve ser algo a parte e desempenha um papel importante na compreensão do significado. Para intensificar o impacto emocional, formado historicamente determinadas formas de caligrafia para certos estilos literários: - dzeruri peças foram escritas com uma escrita rápida, extravagantemente torcida, de forma alongada e achatada de largura, altura,
- coleções de poemas foram escritos em uma fina linha de escrita mais rápida, vertical e alongado. Atualmente, essa sensível escrita Kana é utilizada para gravar canções antigas e versos, e representa mais do que prazer estético que o modo de transmissão da informação. Agora, nem todos japoneses podem ler estes versos, nem todos os calígrafos pode escrever usando este estilo, mas todos podem apreciar a beleza das
- linhas delicadas e elegantes.
GOSTOU? ESTOU AGUARDANDO TEUS COMENTÁRIOS..